domingo, 22 de novembro de 2009

Cuba Libre

Este é um post dedicado a duas pessoas muito queridas : Pilar e Marcello...
espero q vcs gostem...
perdoem a simplicidade das palavras... =)

Depois de uma exaustiva pesquisa no Wikipédia eu descobri...rsrsrs:

Cuba Libre é uma bebida feita à base de rum claro e refrigerante de cola, levando também suco de meio limão.

Atribui-se a invenção dessa bebida aos soldados americanos que ajudaram nas guerras de independência cubana (1898).
Em alguns países, nomeadamente em Cuba, algumas pessoas se referem a ela carinhosamente como "una mentirita", devido ao fato de Cuba não ser de fato livre...

Na última sexta feira eu ouvi uma verdade "classe e inteligência são duas coisas que por mais que nos esforcemos não conseguimos esconder". E, quando os nossos olhos se tornam treinados para enxergar essas virtudes nas pessoas que nos cercam, os nossos valores são transformados, e passamos a admirar cada qualidade e a ser gratos pelos nossos amigos.

É engraçado que uma bebida que leva Rum e Coca-cola represente uma grande contradição histórica, mais precisamente envolvendo a política de dominação americana do Big Stick, corolário da Doutrina Monroe, pelos territórios da America Latina. O que ironicamente torna esta bebida o estandarte de "una mentirita" rsrs...

Sim, pois de uma ajuda bélica que se propunha a dar independência a um território, esta passou a ser o início de uma dominação desavergonhada, que culminou em uma Revolução Socialista que carregava a bandeira da liberdade e que com mais uma contradição, trouxe uma prisão para os seus cidadãos, acabando com direitos civis, como por exemplo a própria liberdade de expressão, a qual estou me utilizando no exato momento...

Uma liberdade imposta se torna uma prisão... é engraçado pensar nisso... e é verdade...
A bandeira da liberdade muitas vezes foi levantada para justificar grandes injustiças e barbáries.

O que eu tenho visto?? O homem não sabe usufruir a liberdade plena...ela assusta...
Por quê?
Porque não há limites para ela... E assim... é impossível um ser limitado compreender o q é ilimitado....

Então a liberdade passa a assustar o homem e por medo ele tenta colocar de volta os grilhões no seu pescoço....

Não sei porque mas depois de escrever td isso estou pensando em religiosidade.....

5 comentários:

  1. Amigaaaa!!! Eu te amo por vários motivos, mas elencarei aqui dois deles: você é muito inteligente e tem muita classe!!! Amiga, como é bom saber que você pesca minhas piadinhas, meus comentários, faz os seus próprios pra eu pescar, também!!! No meu dia-a-dia, eu sinto sua falta!!!
    Eu pensei logo na religiosidade. A religiosidade é uma liberdade imposta, porque diz que é liberdade e usa esse bordão pra prender todo mundo em vãs doutrinas que vão contra a verdadeira fé.
    Viva a Cuba libre de verdade! E a Pilar libre, a Juliana libre, o Augusto libre, de verdade, usufruindo a liberdade que Jesus conquistou pra nós!!! Aleluia!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dedicatória!

    Fico só me perguntando sobre no que você teria pensado exatamente quando disse que o tema te remeteu à religiosidade...

    Pela minha leitura, poderia pensar que seu tom era de crítica, o que seria muito bem vinda aqui mas, sem adentrar no tema pois é a sua a opinião que quero ler, penso ainda se seria caso de exteriorizar num outro post esses seus pensamentos...

    Mas permitirei-me compartilhar um outro que nasceu quando li uma passagem que escreveu só que, como é de meu feitio, resolvi expressar ao meu modo (complicado):

    Deus é nada mais que uma palavra cujo significado repousa naqueles que se propõe a refletir mas, como muito bem você mesma apontou, nossa intelectualidade (e por consequência nossa capacidade de apreender as coisas) é limitada. Assim, se deste conceito só podemos ter a noção dentro de nós até aonde nosso ser nos possibilita, Deus encontra em si um limite a sua existência, pelo menos dentro de nós, que é nossa própria limitação. Não nego que uma coisa para existir prescinde de ser apreendida em sua totalidade por outra. Sim. Mas, pense comigo, se este algo se manifesta apenas no credo que cada um tem nele, este - o credo - será inexoravelmente limitado e, devido a inexistência material de seu ser fora de nossa intelectualidade, a sua própria existência está limitada a nós mesmos.
    Em síntese: Deus é uma idéia pois se é ilimitado, não poderia ser um indivíduo, vez que o idéia de indivíduo comporta limitação. E se é uma idéia, depende que nela se pense. Então, ao pensar nela, se limitará ao que cada um dela pode entender.

    Complicadinho, né? Inspirei-me a escrever um post sobre isso... :-) e vc, trate de colocar o dedo na ferida logo!! rrsrs

    ResponderExcluir
  3. Sim!!! Vc pescou muito bem o meu tom de crítica a despeito da religiosidade. Eu entendo que a religiosidade como uma falsa liberdade, pq ela implica em dogmas e em doutrinas criadas por homens para exercer o controle nos indivíduos.

    Quando eu escrevi sobre liberdade e a dificuldade do homem de vivê-la plenamente ficou muito claro o link com a religiosidade.
    Cristo veio para nos trazer vida em abundância, nos trazer liberdade, Ele veio acabar com o julgo da lei.
    Ele vai além do que a lei dizia a respeito do q fazer e não fazer...
    Já não era uma questão de atitudes e sim de onde estava o coração do homem, a intenção.

    Eu já não vou concordar com o que vc escreveu a respeito de Deus, pois vc parte do princípio q Ele existe a partir do credo humano, sendo assim cada ser humano teria o seu "deus", e cada um teria a sua impressão do q era ou não divindade.
    Pra mim a existência de Deus independe do meu credo, Ele é! Eu acreditando nisso ou não...
    Mas no caso o que passa a ser limitado é o meu entendimento com relação a isso. Pois este limite é imposto pelo meu intelecto, o que eu considero como certo ou errado, minha fé, ou seja, n barreiras que eu coloco e que pouco a pouco vão sendo derrubadas qd eu começo a ter um relacionamento com Ele.

    Na verdade Deus não encontra em si um limite para a sua existência, Ele é ilimitado.

    O que me levou a escrever este post foi uma reflexão sobre a dificuldade do homem compreender o conceito liberdade, no caso a minha dificuldade. Poxa, pensa comigo a Revolução Francesa, marco do pensamento iluminista, o sentido de liberdade era totalmente limitado pela política, por analogia a liberdade passa a ser limitada pela religiosidade.
    Até agora, no meu entendimento empírico Deus é bem didático ao se revelar para o homem...

    ResponderExcluir
  4. Engraçado falar de religiosidade em um post entitulado "Cuba Libre" rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. amiga, eu não disse que Deus, ou seja lá o nome que lhe atribuam, depende do nosso credo, mas sei também que me expresso de uma maneira super truncada e confusa!!! rsrsrs

    To escrevendo um post no meu blog sobre isso, ai vou me explicar melhor! Mas, como não resisto a uma bom debate, disse que, em meio de linhas complicadas e loucas, que nossa compreensão é limitada pois somos limitados e, por conseguinte, dentro de nós ele também assim o será. Então, por mais que queiramos dar corpo a um conceito, melhor, já pensou pra entender o que vc compreende por infinito? sinceramente eu nào consigo. Reflita sobre essa idéia do universo: algo que não tem inicio e fim. Para nós (eu pelo menos) como somos limitados, tal idéia é só um conceito vago, e devido minha incapacidade, dentro de mim, o universo tem sim tamanho: aquele msm igual ao limite de minha compreensão...
    wow, sou praticamente um filósofo!!! hahahah
    enfim, vou desenvolver melhor isso no meu blog, mas desde já agradeço a inspiração (lá também o farei)
    bjokas

    ResponderExcluir